TURISMO: Nós temos procurado construir pontes, em vez de muros, diz Christian Teixeira

Parceria irá possibilitar a ampliação de serviços disponibilizados pelo setor público, para atender as demandas da sociedade”,

468bf5f58391799e4cdbe1b20493193a_L
Seplag e Sedetur vão desenvolver um trabalho em conjunto para fortalecer o turismo alagoano. Ascom/Seplag

Estudos sobre artesanato, empregos ligados ao turismo, socioeconomia alagoana, desempenho turístico em Alagoas e o comportamento da indústria no Estado. Todas essas informações são levantadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio de sua equipe técnica. E por que não unir a informação e o conhecimento com a possibilidade de fortalecer ainda mais o turismo alagoano?

 1805_PARCERIA_1

Para que isso aconteça, uma parceria foi firmada nesta terça-feira (17), entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Seplag. Na ocasião, ficou definido que a pasta de Planejamento passará estudos completos e disponibilizará sua equipe técnica para colaborar com a causa.

Para Helder Lima, secretário de Turismo, a experiência foi positiva e renderá bons frutos. “A possibilidade de compilar dados tão importantes e atrelar isso ao que já vem funcionando é fantástica. Com a junção de conhecimentos, o Estado ganha sinergia e funciona melhor”, destaca o secretário.

Conforme o titular da Seplag, Christian Teixeira, a Seplag tem uma base de dados surpreendentemente rica. “Não poderíamos deixar de compartilhar um dos maiores patrimônios que temos: a informação. Nós temos procurado construir pontes, em vez de muros. E quando trabalhamos em conjunto, nossos trabalhos surtem efeitos ainda melhores”, finalizou Christian.

Dedicação dos bolsistas em prol do Estado

Larissa Pinto, mestra em economia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é integrante do Núcleo de Pesquisas da Seplag e realizou o “Estudo para o Desenvolvimento de um Turismo Sustentável no Litoral Alagoano”. Durante a reunião, o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag, Genildo Silva, ressaltou a importância de estudos como esse, realizados pelos bolsistas da Secretaria.

 1805_PARCERIA_2

“A verificação de pontos úteis para o desenvolvimento do Estado é feita, muitas vezes, por esses estudantes, que participam do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP). A contribuição deles é, além de facilitar o trabalho interno da Secretaria, apoiar a ampliação de serviços disponibilizados pelo setor público e, principalmente, dar suporte às demandas da sociedade”, frisou Genildo Silva.

Julianne Leão – Agência Alagoas