Secretário Álvaro Vasconcelos se reúne com Ministro da Agricultura

Encontro aconteceu quarta-feira (18) e contou com a presença de outros 10 secretários

4861f5c7c43f26a37ed0e466cc8e166a_L
Conseagri aproveitou ainda para defender a renegociação das dívidas de custeio e investimento dos produtores com as instituições financeiras. Divulgação

 

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri), Álvaro Vasconcelos, se reuniu em Brasília, nessa quarta-feira (18), com o novo Ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Com outros 10 secretários de agricultura, Álvaro Vasconcelos pediu a abertura de um canal direto com o Ministério.

 

“Precisamos de um contato permanente com a pasta para nossas propostas e contribuições ao desenvolvimento do setor agrícola”, disse o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri), João Cruz Reis Filho.

 

“É preciso também que vocês nos cobrem frequentemente. Se não, não funciona”, disse o ministro que afirmou ainda que pretende intensificar a relação com os secretários.

 

Os secretários pediram o fortalecimento das políticas de irrigação e florestas plantadas, conservação do solo e infraestrutura rural, além do treinamento de fiscais federais agropecuários pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro).

 

O Conseagri aproveitou ainda para defender a renegociação das dívidas de custeio e investimento dos produtores com as instituições financeiras. Os secretários demonstraram ainda preocupação com a agricultura familiar. Segundo João Cruz, a área não deve ter apenas enfoque social, mas também produtivo – o que seria uma atribuição do Ministério da Agricultura. Blairo Maggi concordou. “A agricultura familiar está dentro da agricultura como um todo”.

 

Estiveram na reunião, além do secretário Álvaro Vasconcelos, os secretários de Agricultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Maranhão e Amazonas.

André Risco – Agência Alagoas