Reforma e iluminação transformam rotina na Praça da Faculdade

Iluminação-na-praça-da-Faculdade-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-002-1024x683
Iluminação na Praça da Faculdade agradou a moradores e comerciantes da região. Foto: Maciel Rufino /Secom Maceió

A Praça Afrânio Jorge, mais conhecida como Praça da Faculdade, no Prado, continua em processo de revitalização executado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). No local, moradores, comerciantes, além dos que diariamente passam por lá, já sentem as mudanças trazidas pela iluminação implantada pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima).

As quadras poliesportiva e de futevôlei já estão prontas, bem como a pista de skate.  Os tijolos intertravados compõem o passeio juntamente com o piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, bancos, espaço para gastronomia, espaço para feiras, equipamentos de ginástic. Os paraciclos também incrementam o projeto de recuperação da tradicional Praça da Faculdade.

Para o comerciante Elder Emídio, a nova iluminação afastou a violência e tem potencializado os negócios na região. “As famílias voltaram para a Praça da Faculdade. Tínhamos uma praça escura, onde não passava ninguém por falta de segurança. Hoje, sábado e domingo, as famílias estão por aqui. Eu mesmo tenho trazido meu filho para brincar. Desde que a iluminação foi revitalizada, passei a fechar meu trailer mais tarde o que aumentou minhas vendas”, disse.

Helder-Hemídio-Comerciante-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-009-768x512

Helder Hemídio: “As famílias voltaram para a Praça da Faculdade”- Comerciante Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió

Há cinco anos vendendo lanches na praça, Deusa Cirilo também se sente beneficiada com o trabalho de revitalização realizado pela Prefeitura. “Melhorou muito. Com a iluminação, a clientela aumentou, bem como a segurança. Nossa expectativa é continuar a trabalhar aqui”, disse.

Deusa-Cirilo-Comerciante-Foto-Maciel-Rufino-Secom-Maceió-011-768x512

Deusa Cirilo, comerciante: “Melhorou muito!”. Foto: Maciel Rufino /Secom Maceió
Quando os trabalhos de revitalização da Praça da Faculdade forem concluídos, a população terá acesso a um caramanchão com mesas para jogos, baias para ônibus e táxi, estacionamento para veículos, paisagismo e a recuperação do símbolo mais imponente da praça, o Panteão, além dos equipamentos esportivos.

O transportador escolar, Jayme Azevedo, mora no entorno da praça há 26 anos. De acordo com ele, já presenciou várias fases do lugar e está muito satisfeito com o que tem visto desde o início das obras no espaço de lazer. “É como sair do inferno para o céu. A mudança foi muito grande. As crianças que brincavam de bicicleta, depois de um tempo, não podiam nem passar na praça. Hoje este hábito está voltando, o que era um grande sonho de quem reside por aqui. É uma mudança da água para o vinho depois de tantos anos sem se fazer nada na Praça da Faculdade. Agora veio esse grande milagre”, comemora.

O valor investido na obra da Praça da Faculdade é de R$ 1,2 milhão. Para que o projeto da nova praça pudesse se tornar realidade, a Sempma, por meio do Adote uma Área Pública, conseguiu um investimento da iniciativa privada. O Banco internacional BMG financiou aproximadamente R$ 500 mil. O outro montante é oriundo do Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.

Flávia Farias/Secom Maceió