CHOCANTE: foto de criança negra em zoológico humano foi feita na Bélgica em 1958

belgica

A foto de uma criança negra desfilando diante de uma multidão está circulando nas redes sociais, com textos que explicam que se trata de um “Zoológico Humano”. Infelizmente, a foto e o contexto são reais, e a prática deplorável era comum na Europa e América do Norte até meados do século XX.

Na última sexta-feira, a atriz Zezé Motta publicou a foto em seu perfil no Facebook com a seguinte legenda: “Há menos de 60 anos, existiam zoológicos como este, onde negros, geralmente africanos, eram expostos para as crianças brancas. Foto de um zoológico humano, tirada em 1958 na Bélgica. Chocada com isso, será verdade?”. A publicação já tem mais de 19 mil compartilhamentos e 10 mil reações.

É verdade, a foto foi mesmo feita em Bruxelas, há apenas 58 anos, no último evento desse tipo. Ela mostra uma criança negra “desfilando” diante de uma multidão de famílias brancas. Eles estão separados por uma cerca e o garotinho, possivelmente nascido na África, é alimentado pelos visitantes.

De acordo com o site Museudeimagens.com.br, os “Zoológicos Humanos” também eram conhecidos como “Vilas de negros” ou “Exposições etnológicas”. Na última exposição, onde teria sido tirada a foto em questão, havia uma jaula com uma “autêntica família de um vilarejo do Congo”, segundo os expositores.
EXTRA