Prefeitura realiza poda em árvores no bairro da Jatiúca

A Prefeitura de Maceió continua trabalhando para levar melhorias para os bairros da capital. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realizou a poda em árvores no canteiro da Avenida Doutor Antônio Gouveia de Barros, antiga Amélia Rosa.

jatiuca

Segundo moradores da região, os galhos das árvores estavam cobrindo os postes de iluminação pública, fazendo com que muitos ficassem com medo de passar pelo local. “Alguns trechos do canteiro estavam quase sem iluminação, mas a poda dos galhos melhorou bastante a questão da luminosidade. Dá mais segurança para caminhada”, disse Elza Chaves.

Jacira Barbosa conta que a baixa luminosidade favorecia para que ocorressem assaltos na região. “Estava muito ruim de passar por aqui. Era muito escuro e estavam acontecendo muitos assaltos, mas a iluminação trouxe de volta a segurança de passar por aqui”, colocou.

“Eu estudo aqui perto e todo mundo falava que estavam acontecendo muitos assaltos. Agora que está iluminado ficou mais seguro para nós”, afirmou a estudante Flávia Nascimento, que passa todo dia pelo local. Segundo ela, a chuva e os fortes ventos também preocupavam bastante quem passava perto das árvores.

Além disso, os galhos de árvore muito baixos dificultavam a passagem dos pedestres pelo canteiro. “A gente tinha que desviar para poder passar por aqui. A poda dos galhos não só melhorou a iluminação como também deixou o canteiro muito melhor para se caminhar”, ressaltou a moradora Cícera Vanderlei.

Como solicitar poda de árvores

A solicitação do serviço deve ser encaminhada à Sempma, informando o tipo de serviço a ser executado: poda ou supressão ou os dois ao mesmo tempo, o motivo para a execução, o local onde será feito, contato do solicitante e se a árvore fica em área pública ou privada. Preenchido, o documento deve conter ainda a assinatura do responsável e a data da solicitação. Na Sempma, o requerente dirige-se ao Plantão Fiscal, entrega o formulário preenchido e, se a árvore estiver em área pública, o serviço não será tarifado. Confira o documento aqui.

Em áreas privadas, é cobrada uma taxa para avaliação dos agrônomos sobre o local onde será feita a poda ou supressão no valor de R$ 100,28. No ato da entrega do formulário, o requerente pode se dirigir a qualquer agência bancária de sua preferência e após pagamento, retornar à Sempma para protocolar o serviço.

Após análise local, os agrônomos informam ao requerente se o serviço será feito conforme solicitado, ou indicam outra forma de solucionar o problema, como a poda de emergencial, poda de equilíbrio ou poda de sustentação.

Em áreas públicas, o processo é feito pela Prefeitura. O setor de poda é responsável pela execução dos serviços. Em todos os casos, o solicitante pode acompanhar o andamento do processo por meio do número de protocolo pelos telefones 3315-4735 e 3315-4736. A Sempma fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, s/n, em Bebedouro.

Raissa Nascimento (estagiária)/ Secom Maceió