Maceió ganha estudo inédito sobre turismo de negócios

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Em 2016 Maceió recebe 39 eventos. Foto: Divulgação Maceió Convention

Até o fim do ano, Maceió irá receber 39 eventos. A modalidade de turismo de negócios e congressos deve ganhar ainda mais destaque na capital nos próximos anos. Nesta quinta-feira (12/05), será lançado um inédito estudo do perfil do turista de negócios de Maceió. A apresentação está agendada para as 8h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, com a presença do prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

A inciativa é do Maceió Convention&Visitors Bureau juntamente com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió – Semptur. Através da parceria, os órgãos têm a proposta de melhorar a taxa de ocupação da cidade durante a baixa temporada, à medida que a capital consiga sediar um maior número de eventos e proporcionar um ambiente mais competitivo para o turismo de negócios.

Para isso, no ano passado, foi firmado um convênio inédito entre a Prefeitura e o Convention, com investimento de recursos  voltados para a captação e estruturação de congressos, fóruns técnicos e conferências em Maceió. O estudo é apenas o primeiro resultado deste convênio.

No geral, a pesquisa revelou dados sobre origem, idade, renda, tipo de hospedagem prioritária, interesse em atividades turísticas, fator de decisão de viagem, entre outras informações estratégicas sobre esse tipo de turista. O estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS, que utilizou uma metodologia inédita no País, trazendo dados separadamente sobre o perfil dos turistas de negócios – que viajam para atender clientes e participar de reuniões, por exemplo – e os turistas de congressos – que viajam por conta de congressos e convenções das mais diferentes áreas, como saúde, economia, educação, entre outras.

O Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso recentemente foi reformado e agora está climatizado. Foto: Wesley Menegari
O Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso recentemente foi reformado e agora está climatizado. Foto: Wesley Menegari

Segundo a Superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Danielle Novis, a pesquisa servirá de contribuição tanto para órgãos públicos como para empresas do segmento de eventos. “Queremos começar a construir uma série histórica de avaliação dos clientes e subsidiar empresas através do perfil desses turistas, um público diferenciado, formador de opinião. E assim, entender as exigências e retribuir com serviços de qualidade”.

A consultora Marcela Pimenta, que coordenou o estudo, explica que uma revelação da pesquisa é que 93% dos entrevistados têm interesse na atividade de gastronomia. 20% deles realizam atividades ao ar livre. Outra informação interessante é que, em relação à hotelaria, esses turistas se preocupam mais com a quantidade de tomadas em bom funcionamento no quarto, do que com a vista exterior, por exemplo. Isso aponta uma grande diferença de perfil em relação ao turista de lazer que, basicamente, chega a Maceió em busca de sol e mar.

“De forma geral, os turistas de negócios têm um bom poder aquisitivo (65% têm renda acima de R$ 10 mil), alto grau de exigência em relação à prestação de serviços e autonomia na decisão sobre sua própria viagem, podendo estender ou não sua estadia na cidade, a depender do que ela tem a lhe oferecer”, explica o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão.

Só em 2015, a modalidade de turismo de negócios, eventos e incentivo, movimentou mais de 13 bilhões de reais em todo o País. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, a tendência é que os executivos busquem associar o ambiente de negócios com o lazer. Por isso, o Rio de Janeiro, por exemplo, em 2014 sediou quase o dobro de eventos do que a capital paulista, considerada o centro de negócios do País.

O secretário de turismo Jair Galvão ressalta que Maceió tem melhorado sua estrutura para aproveitar as oportunidades do setor. “Temos um centro de convenções climatizado e o parque hoteleiro mais moderno do nordeste, além de atributos naturais incomparáveis”, reforça Jair. Segundo Marcela Pimenta, especialmente para o turista de congressos, os atrativos turísticos são fatores determinantes na decisão de viajar ou não para o evento.

Ascom Semptur

Ascom Maceió Convention