As consequências de virar a noite acordado

internaQue atire a primeira pedra aquele que nunca passou uma noite inteira acordado, ou que foi dormir estupidamente tarde e teve que acordar cedo. Pois bem, saiba que uma noite de privação de sono causa mudanças no cérebro semelhante a uma concussão leve (perda de consciência de curta duração, semelhante ao que acontece pós traumatismo craniano), de acordo com uma pesquisa sueca.

O pequeno estudo foi feito com 15 homens saudáveis que, em uma noite, tiveram oito horas de sono em laboratório, e em outra noite, a privação total do sono. No dia da privação, os caras ficaram jogando videogame, lendo, ou assistindo a filmes para se manterem ativos.

Depois da noitada, os cientistas coletaram amostras de sangue que revelaram certos níveis elevados (cerca de 20%) de neuroquímicos que são associados a danos das células cerebrais em relação à amostra de sangue de uma noite inteira de sono.

“Noites mal dormidas tem sido associadas a diversos problemas de saúde, e isso acontece porque estamos ferindo nosso cérebro quando não dormimos o suficiente”, diz o consultor de medicina do sono Chris Winter, diretor do centro de Medicina do Sono da Califórnia.

O sistema linfático, aquele que se livra das toxinas em nosso corpo, é 10 vezes mais ativo enquanto estamos dormindo, ou seja, quando você não dorme, menos toxinas são eliminadas do seu organismo.

A boa notícia: seu cérebro foi construído para se recuperar da ocasional virada noturna, o verdadeiro problema são as várias noites de pouco sono, que podem causar problemas no futuro. Então abandone a ideia de que você pode muito bem ficar sem dormir, isso não te faz mais macho.

Mesmo se desconsiderarmos esta pesquisa, os efeitos negativos de noites mal dormidas e de simplesmente não dormir são bem evidentes. Passamos o dia com a sensação de cansaço, sonolência e até dores no corpo. Garanta de 7 a 8 horas de sono por dia, faça isso pelo seu corpo.